Tuesday, May 24, 2005

The book is on the table.

Minha irmã se casou. Não que isso seja algo incrível, até porque quem conhece sabe que ela meio que já tinha se casado. Só que dessa vez foi em casa, perto de nós, e de tudo que fez parte da vida dela até então.
Cerca de 20 americanos (leia-se: estado-unidenses) vieram ao casamento, uma vez que o noivo é um yankee. Não se sabia como seria a recepção de tais ilustres desconhecidos, e por isso, foram mandados aqueles que entram em cena quando não há soluções racionais para as coisas.
Sim, eu e o Dudz passamos três dias em compania de um grupo de desconhecidos, falando um idioma que não o nosso, aprendendo com os caras. Eles de fato eram engraçados. Pareciam saídos do Superbowl, com seus ombros largos e seu aspecto truculento (com raras excessões). Havia também os clichês, os bons clichês, como o advogado bem-sucedido de Manhattan e a publicitária que produz comerciais para a MTV. O simpático australiano que mora na Suíça, o fã de Elvis que fala engraçado e o americano que fala português melhor que qualquer outro eram bons exemplos de raridades.
O melhor de toda essa estória não é o fato de conhecido gente nova, mas a confirmação daquilo que já se desenhava nas minhas idéias há tempos. Por baixo das rixas, da xenofobia, da aceitação duvidosa, estão as pessoas. As pessoas são a mesênquima de tudo o que nós conhecemos e definimos como social, e que por estar frouxa debaixo dos tecidos mais aparentes, nos faz pensar que ela não está lá, que ela não é a parte mais importante desse organismo do qual fazemos parte. Durkheim que me desculpe, mas as pessoas fazem a sociedade, e o fazem tão dicretamente, que são capazes de nos tapear em relação a isso, como num grande planeta, onde a curvatura é tão suave que tem-se a idéia de que ele é plano.
Eu aprendi muito com os meus queridos (novos) amigos. E não foi só inglês.

"How do you say 'go to shit' again? Vamerda?"

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

aiai.. como ler e nao dar boas gargalhadas misturadas com engasgos de admiraçao por certo ser q trata de coisa séria com ar de menino obervador, não ficando atrás de qualquer "gente grande" em seus vocabulário e maturidade...
como amo essa pessoa q eh vc, Pedro Lisbão! pootz.. mas enfim.. queria ter visto a mari, mas pretendo faze-lo dentro em breve.. queria ter conhecido os tais americanos, mas tambem me foi tirado esse direito... mas nao guardo mágoas, pq tudo foi remediano numa linda e agradabilissima tarde no shopping com duas pessoas q amo muito..
bjus da sua (talvez algum dia) algo parecido com irmã.. CLA

8:08 PM  

Post a Comment

<< Home