Wednesday, April 20, 2005

O Dia das Jaboticabas

Ontem foi dia 19 de Abril. O dia do Índio, e dia da Bandeira. A nossa cultura preza muito as datas comemorativas, seja lá pela pátria, ou pelo feriado mesmo. E por isso não é incomum vermos gente comemorar algo que nem sabe o que é, ou que não quer saber.
Na quarta série, ou algo dessa família, a professora Denise perguntou à classe que dia era aquele, e sorriu satisfeita ao ouvir o coro de tenorinos e sopraninas gritar "índio". Mas, eis que um deles, resolveu dizer que era Dia da Jaboticaba, e a professorinha quis saber o porquê daquilo. Ele explicou que ninguém se lembrava, mas que aquele era também o dia da Jaboticaba, e que isso era algo muito importante pra história do nosso país, apesar de ter caído no ostracismo. Ele falou sobre as monoculturas, os latinfúndios, os escravos, algo bem panaca sobre os comerciantes e até sobre a balança comercial. No momento seguinte, ele pensou ter se dado mal, que realmente não devia ter dito aquilo, por mais que tenha ficado bravo com a pergunta idiota do dia 19 de Abril. Ele devia ter bolado argumentos melhores, bem melhores.
Para a surpresa dele, a professora, que não devia ter um intelecto muito avançado, acreditou. Ela nãos e conformou com o fato de que o povo não se lembrava desse dia, incluindo-o no quadro da sala de aula, ao lado dos indios e da bandeira. Ela falou com as professoras da terceira série, que também acreditaram, pois era da boca de uma colega. E os coleguinhas de classe, nem titubearam, pois a tia tinha dito que era dia da Jaboticaba (na versão dela, ela tinha apenas esquecido). Todos daquele microuniverso (leia-se: femtouniverso) entraram no espírito da jaboticaba. Afinal, num país de café, cana, soja e samba, a Jaboticaba merece uma homenagem.

Desse dia em diante, dia 19 de Abril passou a ser o Dia da Jaboticaba.

Foi a primeira vez que resolvi mentir de verdade, sem bobagens, levando a sério. Foi um marco pra mim, pois eu tinha enganado uma adulta. Desse dia em diante, resolvi argumentar sempre que eu achava estar certo.

2 Comments:

Blogger Edbucker said...

Bem... Eu acho q hj termina a semana do umbigo, determinada pelo nosso colega Diego.
Mas aí... Pq vc podia enganar professoras na 4ª série, e eu fui enganado por elas ateh a 8ª?
Não vale!! Não brinco mais!!

P.S.:Feliz dia da Jaboticaba atrasado...

8:56 AM  
Anonymous Anonymous said...

putz.. como pude esquecer?!?!
de pensar q meu dia da jaboticaba passou em branco esse ano.. mas ano q vem a gente comeamora, digo, jaboticaaba junto, neh?!?

=***

10:27 AM  

Post a Comment

<< Home